Qatar, o país famoso por seu futurismo e suas leis super severas
As reservas de gás natural e petróleo fazem do Qatar um dos países mais ricos do mundo. Antes de se dedicar às energias, o país vivia da pesca, das pérolas e do comércio. A mudança ocorreu em 1971, quando o Qatar declarou sua independência do Reino Unido e se tornou um país independente. Desde meados do século XIX, o país tem sido uma monarquia de herança absoluta, desde pais até filhos.
A família Al Thani está no poder há quase 150 anos. O atual emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, tem o poder de nomear e demitir o primeiro-ministro e os ministros, que juntos compõem o Conselho de Ministros, o órgão responsável pela legislação. Além de o Qatar ser um dos países mais ricos do mundo, a família real dos Emirados é uma das quatro mais ricas do mundo.
Com um clima desértico, a paisagem do Qatar é dividida entre desertos e edifícios futuristas ao longo da costa do Golfo Pérsico. É normal que as temperaturas estejam perto de 40 °C, e no verão são facilmente ultrapassadas.
Quase 3 milhões de pessoas vivem neste país no Oriente Médio e cerca de 90% vivem na capital, Doha. Deste número, 2 milhões são emigrantes. Por ser um país multicultural, o inglês é amplamente utilizado, embora a língua oficial seja o árabe.
A Sharia é a lei islâmica em vigor no país. Além das orações 5 vezes ao dia, há um código rígido de vestimenta e nas escolas os princípios do Islã são ensinados. Embora os turistas não sejam obrigados a usar as mesmas roupas, eles têm que respeitar as regras locais.
Nos países que aplicam a Sharia, há sempre controvérsias no Ocidente sobre a aplicação dessas mesmas leis, devido à sua gravidade. A posse e o consumo de álcool e drogas são proibidos, no entanto, o álcool pode ser consumido dentro de hotéis e restaurantes. Beber na rua causa multas ou prisão. As manifestações públicas de afeto, como beijos e abraços, são proibidas. As relações sexuais fora do casamento dão prisão. A homossexualidade é punida com a pena de morte. Devido à dureza de tais leis, Doha é a cidade mais segura do mundo, com taxas de criminalidade quase nulas. Só há crimes menores.