As perigosas leis do Dubai que podem transformar um sonho num autêntico pesadelo sem fim

B7676A52-058E-4EC1-BD2F-759BC7122BA5.jpeg

Um destino muito prestigiado de férias e atualmente a casa da Expo Mundial, que dura desde outubro de 2021 até março de 2022, não brinca no que toca às suas leis.

A possa de pequenas quantidades de droga, que não são consideradas crime na maioria dos países ocidentais, pode levar qualquer pessoa a uma pena mínima de quatro anos de prisão e, no limite, a pena de morte. É comum serem forçadas confissões, através de agressões e coações, pelas autoridades dos Emirados.

Os casos mediáticos quando chegam à imprensa internacional podem produzir efeitos positivos. No entanto é preciso ter sorte e ser um dos casos escolhidos. O Governo dos EAU pode retirar todas as acusações e as sentenças proferidas pelos tribunais, dando a liberdade ao viajante detido, tudo para manter a boa reputação do país.

“Os EAU investem no marketing e em relações publicas para se apresentarem como um país seguro e acolhedor, mas têm falhado em avançar com as melhorias necessárias para que um país funcione. Se o sistema judicial não funciona, todos estão em risco”, diz Stirling ao The New York Times.

Ao longo da última década, não faltam casos de viajantes e expatriados que tem sido alvo da justiça pesada dos Emirados. Apesar de na sua maioria os casos serem resolvidos com multas pesadas e ou uma deportação, ninguém quer ficar detido e preso numa cela árabe nas suas férias.

Desde o momento que chega ao Dubai está a violar as leis dos Emirados. Aqui fica uma lista das leis que normalmente toda a gente quebra e que pode valer uma temporada na prisão ou algo bem pior.

É proibido falar mal na rua e online. É verdade, e pode parecer esquisito. Mas falar mal vai contra as leis do Dubai e o mesmo se aplica em aplicações como o Facebook e o WhatsApp. Pode enfrentar uma multa pesada, uma sentença de prisão ou deportação.

É proibido mexer no telemóvel que não o seu. Mexer num equipamento que não lhe pertence é crime, pelo que deve evitar fazer. Pode enfrentar uma pena mínima de 6 meses de prisão e uma multa pesada.

É proibido comer e beber em transportes públicos. Gosta de beber ou comer no autocarro? É melhor esquecer isso para o seu bem. Pode ser multado por esse simples ato.

É proibido fazer angariações de fundos, presencialmente e online. Qualquer angariação de fundos pode resultar em prisão, penas de multa pesadas e deportação. Para fazer uma angariação de fundos legal, a empresa ou organização deverá estar registada no Dubai. Caso não esteja, incorre num ato ilegal perante as leis dos Emirados.

É proibido tirar uma foto com desconhecidos. Os Emirados levam muito a sério a privacidade de todos os seus cidadãos. Tirar aquela selfie com uma multidão por trás, vai dar mau resultado. E se a publicar na internet, é melhor fugir do Dubai. Caso seja apanhado, será preso, terá de pagar uma multa elevada e no final será deportado.

Previous
Previous

Os estados mais caros para viver nos EUA

Next
Next

Londres cancela pelo segundo ano consecutivo os festejos de ano novo