Esqueça o iPhone 14. A Apple vai introduzir o USB-C na gama 15 Pro, antes que a UE a obrigue
A Apple poderá quebrar pela primeira vez a apresentação dos modelos iPhone 15 com data de lançamento para 2023, segundo informações do LeaksApplePro. A empresa norte-americana irá apresentar uma gama de iPhone 15 totalmente diferente. Os modelos mais baratos continuarão a ter carregamento através de “Lightning”, enquanto que a gama Pro terá a entrada bem conhecida dos Android.
A União Europeia deu um prazo máximo até ao outono de 2024 para que todos os fabricantes de dispositivos móveis, mas também de outros artigos electrónicos (à excepção dos computadores, que terão um prazo acrescido de 40 meses), tenham o sistema universal USB-C. A Apple pretende fugir à pressão gerada pela nova legislação europeia, antes que seja forçada a adotar essa medida.
A gama mais barata do iPhone 15 significa o fim do “lightning”. O iPhone 15 Pro já terá o USB-C. A mudança total acontece em 2024, com o modelo iPhone 16 a ser totalmente diferente com USB-C. A gigante norte-americana poderá ainda dar mais um salto na inovação e fazer com que os modelos iPhone 16 Pro não tenham sequer uma porta USB-C, apostando no carregamento sem fios.
A possível mudança da gama Pro para USB-C poderá confundir os fãs da Apple, uma vez que a gama normal do iPhone 14 e 15 continua a ser “lightning”. Apenas o iPhone 15 Pro poderá trazer a nova atualização. A empresa norte-americana poderá assim fazer um estudo de impacto comercial com uma gama dividida de iPhones, para entender como o consumidor se sente ao ter ao seu dispor um smartphone com sistema “lightning” e outro com USB-C.
As novas atualizações dos iPhone 14 e gama normal 15 poderão estar comprometidas, com a possível mudança do resto da gama para o USB-C. Isso vai ter impacto no preço de venda e na quantidade de unidades disponíveis no mercado com sistema “lightning”.