Como manter uma relação saudável e feliz

Muito mais do que namorar, manter uma relação saudável e feliz nem sempre é fácil. Reunimos aqui alguns conselhos dos especialistas na área dos relacionamentos.

1 - Comunicação intensa e honestaEm vez de uma comunicação agressiva onde se pode ferir o outro, há que falar honestamente, mas sem dizer tudo o que nos vem à cabeça. É importante estabelecermos os nossos próprios limites, para o bem do outro e para o nosso bem-estar. A comunicação frequente é muito importante para uma relação saudável. Nunca faça perguntas simples, do género “como correu o teu dia”, porque a resposta não vai ser muito abrangente. Faça antes perguntas para mostrar interesse genuíno a quem está ao seu lado todos os dias do ano. Não se dedique mais à sua cara metade nas épocas especiais, faça-o durante todo o ano.

1 - Comunicação intensa e honesta

Em vez de uma comunicação agressiva onde se pode ferir o outro, há que falar honestamente, mas sem dizer tudo o que nos vem à cabeça. É importante estabelecermos os nossos próprios limites, para o bem do outro e para o nosso bem-estar. A comunicação frequente é muito importante para uma relação saudável. Nunca faça perguntas simples, do género “como correu o teu dia”, porque a resposta não vai ser muito abrangente. Faça antes perguntas para mostrar interesse genuíno a quem está ao seu lado todos os dias do ano. Não se dedique mais à sua cara metade nas épocas especiais, faça-o durante todo o ano.

2 - Tenha orgulho da cara metadeÉ importante reconhecer e admirar o outro, porque é isto que mantém sempre a chama acesa. Quando existe admiração e orgulho na pessoa com quem estamos, isso faz aumentar o desejo e a paixão por ela. Este é o meio correto para que o casal esteja mais unido. No entanto, não estamos a falar daquela admiração feita socialmente ou num evento, mas sim da admiração verdadeira. Sentir orgulho pelo/a namorado/a é o mais desejável. É ainda importante reforçar que o casal deve reforçar o positivo. Apesar de ser mais fácil queixamo-nos do que está mal, o importante é o casal recordar os momentos bons vividos e se necessário, fazer uma viagem ao passado, aos momentos bons vividos.

2 - Tenha orgulho da cara metade

É importante reconhecer e admirar o outro, porque é isto que mantém sempre a chama acesa. Quando existe admiração e orgulho na pessoa com quem estamos, isso faz aumentar o desejo e a paixão por ela. Este é o meio correto para que o casal esteja mais unido. No entanto, não estamos a falar daquela admiração feita socialmente ou num evento, mas sim da admiração verdadeira. Sentir orgulho pelo/a namorado/a é o mais desejável.


É ainda importante reforçar que o casal deve reforçar o positivo. Apesar de ser mais fácil queixamo-nos do que está mal, o importante é o casal recordar os momentos bons vividos e se necessário, fazer uma viagem ao passado, aos momentos bons vividos.

3 - Vida sexual mais inovadoraPartilhar fantasias sexuais (pode apenas falar e não fazer nada) e visitar uma sex shop (visitar o site também dá), têm ambas a mesma finalidade: estimular a intimidade do casal. Não tenha medo de falar com o/a seu parceiro/a sobre a sua própria intimidade.

3 - Vida sexual mais inovadora

Partilhar fantasias sexuais (pode apenas falar e não fazer nada) e visitar uma sex shop (visitar o site também dá), têm ambas a mesma finalidade: estimular a intimidade do casal. Não tenha medo de falar com o/a seu parceiro/a sobre a sua própria intimidade.

4 - Seja mais carinhoso/aNo início de um namoro o carinho é algo muito presente, mas à medida que que a relação avança no tempo este gesto tende a desaparecer e os pequenos gestos são anulados pela rotina diária. Tal como uma planta que necessita de ser regada e de outros cuidados frequentemente, uma relação também precisa de carinho e de organizarem em conjunto um dia juntos para relaxar e desfrutar.

4 - Seja mais carinhoso/a

No início de um namoro o carinho é algo muito presente, mas à medida que que a relação avança no tempo este gesto tende a desaparecer e os pequenos gestos são anulados pela rotina diária. Tal como uma planta que necessita de ser regada e de outros cuidados frequentemente, uma relação também precisa de carinho e de organizarem em conjunto um dia juntos para relaxar e desfrutar.

5 - Não Sufoque a sua cara metadeÉ normal se pensar que por ser um casal que tem que fazer tudo com a sua cara metade, mas isso pode acabar por limitar o espaço individual de cada um. Se o/a seu/sua namorado/a não gosta de algo e se gostar muito de o fazer, tire um tempinho para isso. Ninguém deverá ficar magoado/a se o/a parceiro/a quiser fazer algo sozinho/a ou com amigos. No entanto, não se pode descartar frequentemente a sua cara metade, pois isso poderá levar ao fim do relacionamento. Tudo tem que ter dois pesos e duas medidas: em demasia leva ao fim da relação; muito pouco, leva a que se sinta sufocado/a

5 - Não Sufoque a sua cara metade

É normal se pensar que por ser um casal que tem que fazer tudo com a sua cara metade, mas isso pode acabar por limitar o espaço individual de cada um. Se o/a seu/sua namorado/a não gosta de algo e se gostar muito de o fazer, tire um tempinho para isso. Ninguém deverá ficar magoado/a se o/a parceiro/a quiser fazer algo sozinho/a ou com amigos. No entanto, não se pode descartar frequentemente a sua cara metade, pois isso poderá levar ao fim do relacionamento. Tudo tem que ter dois pesos e duas medidas: em demasia leva ao fim da relação; muito pouco, leva a que se sinta sufocado/a

6 - Tenha rotinas em comumO quotidiano é muito agitado e os horários de cada membro de um relação podem não coincidir. No entanto é importante investir o tempo em comum, para criarem rotinas conjuntas, porque isso aumenta a satisfação e o prazer. Os casais que fazem partilham a mesma rotina são muito mais felizes, segundo os últimos estudos. Tirar um fim de semana em conjunto, tomar as refeições em conjunto (quando possível), assistirem juntos a um filme no cinema, a um jogo de futebol ou a um espetáculo, e irem para a cama ao mesmo tempo, irá aumentar o sentimento de união e amor.

6 - Tenha rotinas em comum

O quotidiano é muito agitado e os horários de cada membro de um relação podem não coincidir. No entanto é importante investir o tempo em comum, para criarem rotinas conjuntas, porque isso aumenta a satisfação e o prazer. Os casais que fazem partilham a mesma rotina são muito mais felizes, segundo os últimos estudos. Tirar um fim de semana em conjunto, tomar as refeições em conjunto (quando possível), assistirem juntos a um filme no cinema, a um jogo de futebol ou a um espetáculo, e irem para a cama ao mesmo tempo, irá aumentar o sentimento de união e amor.

7 - Aposte na vida real e não das redes sociaisAs tecnologias são muito boas, no entanto elas costumam atrapalhar as relações dos casais. Num estado divulgado pelo site Health, o qual analisou mais de 1.000 pessoas casadas, descobriu uma correlação negativa entre o uso excessivo de redes sociais e a felicidade das relações. Invista o seu tempo com o seu amor, deixando de lado o telemóvel, a televisão e outras distrações. O importante para si é a sua cara metade e não o que estão a publicar numa qualquer rede social.

7 - Aposte na vida real e não das redes sociais

As tecnologias são muito boas, no entanto elas costumam atrapalhar as relações dos casais. Num estado divulgado pelo site Health, o qual analisou mais de 1.000 pessoas casadas, descobriu uma correlação negativa entre o uso excessivo de redes sociais e a felicidade das relações. Invista o seu tempo com o seu amor, deixando de lado o telemóvel, a televisão e outras distrações. O importante para si é a sua cara metade e não o que estão a publicar numa qualquer rede social.

Previous
Previous

Europa impede o fim da pandemia. A culpa é dos não vacinados

Next
Next

As coisas que NUNCA deve pesquisar na internet