Sintomas de uma paixão são semelhantes aos sintomas de ansiedade e stress

A9D38643-419C-4675-BFC4-FFBAA00C6F0A.jpeg

Os sintomas de uma verdadeira paixão são em tudo semelhantes aos sintomas da ansiedade e do stress. Os sintomas de uma verdadeira paixão, o sentimento mais alto e forte de afeto por outra pessoa, podem trazer desconforto, mas os benefícios são maiores.

Perda de apetite, dificuldade em se concentrar, dificuldade em dormir e perda ligeira de memória e o medo da rejeição são os primeiros sintomas de uma paixão. O amor em si não provoca estes sintomas porque não é uma sensação física e emocionalmente forte para modificar o funcionamento do organismo. Mas não se preocupe, se tiver estes sintomas não está a atravessar nenhuma crise de ansiedade ou de stress. É a reação normal do organismo a adaptar-se a uma nova realidade, à paixão.

Aquele “frio na barriga”, as palpitações no coração, aquele sentimento de ansiedade, são sintomas que acontecem quando há verdadeiro interesse por outra pessoa. Portanto, se está a se sentir assim e apresenta alguns dos sinais anteriores quando está perto daquela pessoa ou quando sente falta da mesma, tenha calma porque não está doente, está apaixonado. O organismo liberta adrenalina, e poderá ser difícil manter a calma.

“A paixão tem sintomas semelhantes aos da ansiedade, porque os hormónios libertados no organismo quando pensa ou está com essa pessoa são os mesmos”, explica o psicólogo José Palcoski.

Além dos sintomas e sinais atrás descritos, a paixão também trás mudanças na frequência respiratória, pode dilatar as pupilas e causar tremores junto aos olhos e causar suor. Isto acontece porque “quando amamos, o nosso organismo é ativado ao ponto de termos uma diminuição da nossa capacidade de percepção da dor e também da fome, tudo no intuito de nos mantermos focados na pessoa que amamos”, diz o especialista.

Esses sintomas são temporários e com o tempo irão desaparecer, à medida que a relação se vai prolongando no tempo. Este acabam por ser substituídos por uma sensação forte de felicidade e prazer.

A paixão ativa a libertação de ocitacina - conhecido também como o hormónio do amor - que ativa a sensação de prazer e de bem-estar físico e mental. Além disso, a produção dessa substância aumenta a sensação de segurança e fidelidade, mas também melhora o otimismo em relação à vida. Segundo o psicólogo, isto acontece porque as pessoas começam a se sentir mais completas e mais otimistas. Com o tempo, os benefícios podem ir desde a vida profissional, fortalecer os laços do casal e ainda melhorar a saúde dos dois.

Previous
Previous

As coisas que NUNCA deve pesquisar na internet

Next
Next

Morocho, o cão que lutou contra um puma adulto para salvar duas meninas