O mar ajuda você a dormir melhor e melhorar a saúde mental

O mar é para muitos um spa natural devido à sensação de relaxamento e bem-estar que oferece. Os benefícios do mar são muitos, então as grandes cidades, em geral, estão localizadas ao lado do litoral. Não é apenas por sua beleza, mas pelo bem que faz à nossa saúde.

A água do mar tem uma composição química muito semelhante à do plasma do corpo humano. Esta água contém mais de 80 elementos dissolvidos, muito úteis para o metabolismo de nossas células, o que a torna uma fonte privilegiada de substitutos minerais e oligoelementos. Seis dos íons presentes na água do mar constituem mais de 90% da solução salina, como sódio, cloro, magnésio, cálcio, potássio e sulfato.

1. MENOS ESTRESSE E ANSIEDADE

A exposição a ambientes naturais é uma maneira de relaxar, no entanto, o mar é um refúgio para a maioria dos tempos de angústia. A ciência já provou que a exposição ao mar ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Aqueles que vivem na costa se beneficiam ainda mais, de acordo com um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido. De acordo com o mesmo estudo, aqueles que vivem mais perto do mar, melhores os resultados clínicos em saúde mental.

2. MELHOR QUALIDADE DE SONO

O jornal Guardian, em 2015, relatou um estudo realizado pelo National Trust que relatou o simples fato de que caminhar à beira-mar ajuda você a dormir melhor. Ao fazer isso, você pode estar oferecendo ao seu corpo mais 47 minutos de sono de qualidade por noite.

3. MAIS ATIVIDADE FÍSICA

Nadar no mar pode ser ainda melhor para a sua saúde pelo simples contato com todos os minerais que oferece. Mas não só isso. Além de permitir a prática de vários esportes, o mar estimula a prática de exercícios físicos, mesmo para aqueles que não querem se molhar. Em 2014, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter revelou que estar perto da costa aumenta a probabilidade de as pessoas serem fisicamente ativas.

4. MENOR RISCO DE OBESIDADE

Um estudo sul-coreano em ratos de laboratório associou a água do mar a uma maior probabilidade de perder peso, porque a água do mar tem a capacidade de interferir com moléculas ligadas à gordura. Nadar em água fria, como o mar, pode ser ainda mais eficaz. Um estudo em 2019 indicou que nadar em água com menos de sete graus pode ser uma boa estratégia para aumentar a gordura marrom e, portanto, diminuir o risco de obesidade. É importante notar que choques térmicos não devem ser feitos, devido ao alto risco de parada cardíaca e, consequentemente, morte.

5. MELHORIAS RESPIRATÓRIAS

O médico de família americano revela que a irrigação nasal com água ruim "é uma terapia adjuvante para condições respiratórias superiores", como rinossinusite aguda e crônica, infecção viral do trato respiratório superior e rinite alérgica.

6. MELHOR SAÚDE CARDÍACA

A água do fundo do mar, que tem mais de 200 metros de profundidade, é mais rica em minerais e menos poluída. Esta água é ótima para alterar nossa pressão arterial, de acordo com um estudo da Escola de Farmácia do Campus Yingcai da Universidade Médica da China.

7. MELHORA A PELE

Um estudo em 1995 concluiu que o banho no Mar Morto, rico em magnésio, melhora a função da barreira cutânea, aumenta a hidratação da pele e reduz a inflamação na pele seca atópica.

8. MELHORA A SAÚDE GERAL

A água do mar previne alergias, doenças de pele, doenças osteoarticulares, problemas vasculares, doenças respiratórias, obesidade, ansiedade e estresse, seja por contato direto ou simplesmente caminhando pelo mar. Estando à beira-mar, o corpo pode absorver as características únicas desse ambiente, como ar, temperatura, umidade, radiação ultravioleta, essenciais para a síntese de vitamina D.

Previous
Previous

Aaron Reed é o fisiculturista que incorporou 'Free Guy' de Ryan Reynolds

Next
Next

Treino de Henry Cavill para Super-Homem