Atleta português Fernando Pimenta diz que a saúde mental ainda é um tabu

O atleta português Fernando Pimenta concedeu uma entrevista à revista Men’s Health onde aborda um tema muito importante nos dias atuais, a saúde mental. Ele está entre os melhores atletas de Portugal, pois sabe sempre o que vai treinar, como vai treinar e de que armas precisa para garantir o sucesso.

Como ter uma vida saudável? Os segredos não são muitos: uma alimentação equilibrada, ter prazer no que se faz, descanso e saúde mental. Apesar de treinar muito, o canoísta diz que é muito importante o descanso: “Normalmente faço três semanas de paragem, porque o corpo precisa de descansar e de relaxar e a cabeça também precisa de voltar a ganhar motivação.”

O atleta esteve também presente na maior conferência mundial de tecnologia em Lisboa, a WebSummit, onde abordou também o tema da saúde mental: “Em primeiro lugar, temos de fazer algo com que nos sintamos felizes. Temos de fazer algo de que gostamos e não por obrigação nem porque nos é imposto. Temos de trabalhar com emoção e paixão, se assim não for, não estamos a tirar prazer nem rendimento. Além disso, é importante ir desfrutando do processo, quer da parte da dor e do sofrimento dos treinos, das vitórias, como também da parte das não vitórias – os momentos em que tentamos ganhar e não conseguimos, mas em que também trabalhamos e desfrutamos do caminho.”

Fernando Pimenta realça que existe ainda muito tabu em relação à saúde mental e que muitos atletas e entusiastas do desporto não procuram a ajuda necessária por medo daquilo que a sociedade possa dizer sobre o assunto: “A saúde mental ainda é um tabu, porque quando alguém diz que está a ser seguido por um psicólogo, pensam que está maluquinho, não está bem, e não é nada disso! Muitas vezes é para evitar chegar ao problema que recorremos a um profissional para nos ir seguindo e nos ir ajudando, para nunca chegarmos a casos extremos como um esgotamento ou um burnout.”

Previous
Previous

As 7 coisas mais saudáveis para comer no McDonald’s

Next
Next

Tomate roxo, o novo fruto antioxidante, mais saudável e resistente